Dando continuidade à nossa sequência de posts que tratam do Diagnóstico do Nível de Maturidade da Gestão de Faturamento, vamos abordar o bloco Qualidade do Processamento do Faturamento.
A Qualidade do Processamento do Faturamento passa pelo nível de qualificação dos partícipes do processo de faturamento, índice de glosas, monitoramento das falhas que impactam no fechamento das contas hospitalares com a correspondente implementação de planos de ação para a melhoria contínua dessa qualidade.
De fato, há uma complexidade que merece atenção para se aumentar o nível de Qualidade do Processamento do Faturamento, pois devemos considerar nisso uma forte sincronia de todas as áreas que participam dos processos de faturamento, ou seja, a Recepção, a Urgência e Emergência, as Unidades de Internação, o Centro Cirúrgico, as Unidades de SADT, a Farmácia etc.
Hoje, vamos compreender os elementos que estão contidos no bloco Qualidade do Processamento do Faturamento e como as ações tomadas na perspectiva desse bloco trazem resultados para toda a gestão do processo de faturamento.
No Faturamento Convênios podemos considerar os seguintes elementos pertencentes a esse bloco:
- Composição da equipe de auditoria interna (médico auditor e enfermeiro auditor) e a abrangência de análise das contas médicas;
- Índice de glosa;
- Controle de falhas que comprometem o processamento do faturamento.
Na Gestão de Processos do Faturamento SUS temos os seguintes elementos:
- Composição da equipe de auditoria interna (médico auditor e enfermeiro auditor) e a abrangência de análise das contas médicas (APAC, AIH, BPA);
- Índice de glosa – SIHD2;
- Média de tempo para acesso aos relatórios de críticas (SIA e/ou SIHD);
- Controle de falhas que comprometem o processamento do faturamento;
- Índice de glosa – SIA.
Para cada um dos elementos citados, devemos promover planos de ação para evoluirmos e melhorarmos continuamente o Nível de Maturidade da Gestão dos Processos de Faturamento Hospitalar.
Por exemplo, o elemento Controle de falhas que comprometem o processamento do faturamento considera, na elaboração do plano de ação, aspectos como:
- Identificar as falhas que comprometem o processamento do faturamento por setor, por motivo, por profissional, por especialidade;
- Definir plano de ação para eliminar as falhas identificadas;
- Capacitar a equipe envolvida na atividade;
Exemplos:
- Capacitar em fundamentos da saúde;
- Capacitar em regras de negócio;
- Capacitar em processos;
- Capacitar em sistemas.
- Monitorar o resultado após realizadas as capacitações.
Já o elemento Índice de glosas na Gestão do Faturamento SUS considera os seguintes aspectos:
- Conhecer as regras definidas para o processamento de contas SUS;
Exemplos: SIGTAP, Manual de SIH, CNES.
- Implantar os protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas para apoiar os profissionais de saúde no momento da tomada de decisões acerca de circunstâncias clínicas específicas, privilegiando sempre o perfil de atendimento do hospital;
Exemplos: Protocolos multiprofissionais e interdisciplinares, baseados em evidências científicas, visando ao atendimento integral do paciente.
- Analisar todos os motivos de glosas do SIHD2 para prevenir futuros erros no SISAIH01 (produção);
- Definir plano de ação para eliminar as glosas;
- Manter o cadastro do CNES atualizado;
Exemplos: 1) Procedimentos realizados na instituição de saúde, 2) Profissionais que atuam na instituição de saúde.
- Promover o cadastramento e a configuração do sistema de gestão integrado e informatizado de acordo com as regras do SIGTAP, Manual de SIH e CNES;
- Garantir a manutenção do cadastramento e configuração do sistema de gestão integrado e informatizado;
Exemplo: Versão SIGTAP, versão CNES, versão SISAIH01 (campos, caracteres).
- Capacitar a equipe envolvida na atividade;
Exemplos:
- Capacitar em fundamentos da saúde;
- Capacitar em regras de negócio;
- Capacitar em processos;
- Capacitar em sistemas.
- Monitorar o resultado após realizadas as capacitações.
Faça como mais de 400 instituições participantes, conheça agora o nível de maturidade da gestão de faturamento de sua instituição de saúde. Para isso, responda às questões propostas pelo diagnóstico e tenha acesso ao resultado imediatamente, ao término do questionário.
Instituto do Conhecimento e do Saber Fazer – A tradução do conhecimento em prática.