Qualidade do Processamento do Faturamento

Dando continuidade à nossa sequência de posts que tratam do Diagnóstico do Nível de Maturidade da Gestão de Faturamento, vamos abordar o bloco Qualidade do Processamento do Faturamento.

Qualidade do Processamento do Faturamento passa pelo nível de qualificação dos partícipes do processo de faturamento, índice de glosas, monitoramento das falhas que impactam no fechamento das contas hospitalares com a correspondente implementação de planos de ação para a melhoria contínua dessa qualidade.

De fato, há uma complexidade que merece atenção para se aumentar o nível de Qualidade do Processamento do Faturamento, pois devemos considerar nisso uma forte sincronia de todas as áreas que participam dos processos de faturamento, ou seja, a Recepção, a Urgência e Emergência, as Unidades de Internação, o Centro Cirúrgico, as Unidades de SADT, a Farmácia etc.

Hoje, vamos compreender os elementos que estão contidos no bloco Qualidade do Processamento do Faturamento e como as ações tomadas na perspectiva desse bloco trazem resultados para toda a gestão do processo de faturamento.

No Faturamento Convênios podemos considerar os seguintes elementos pertencentes a esse bloco:

  • Composição da equipe de auditoria interna (médico auditor e enfermeiro auditor) e a abrangência de análise das contas médicas;
  • Índice de glosa;
  • Controle de falhas que comprometem o processamento do faturamento.

Na Gestão de Processos do Faturamento SUS temos os seguintes elementos:

  • Composição da equipe de auditoria interna (médico auditor e enfermeiro auditor) e a abrangência de análise das contas médicas (APAC, AIH, BPA);
  • Índice de glosa – SIHD2;
  • Média de tempo para acesso aos relatórios de críticas (SIA e/ou SIHD);
  • Controle de falhas que comprometem o processamento do faturamento;
  • Índice de glosa – SIA.

Para cada um dos elementos citados, devemos promover planos de ação para evoluirmos e melhorarmos continuamente o Nível de Maturidade da Gestão dos Processos de Faturamento Hospitalar.

Por exemplo, o elemento Controle de falhas que comprometem o processamento do faturamento considera, na elaboração do plano de ação, aspectos como:

  • Identificar as falhas que comprometem o processamento do faturamento por setor, por motivo, por profissional, por especialidade;
  • Definir plano de ação para eliminar as falhas identificadas;
  • Capacitar a equipe envolvida na atividade;

Exemplos:

  • Capacitar em fundamentos da saúde;
  • Capacitar em regras de negócio;
  • Capacitar em processos;
  • Capacitar em sistemas.
  • Monitorar o resultado após realizadas as capacitações.

Já o elemento Índice de glosas na Gestão do Faturamento SUS considera os seguintes aspectos:

  • Conhecer as regras definidas para o processamento de contas SUS;

Exemplos: SIGTAP, Manual de SIH, CNES.

  • Implantar os protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas para apoiar os profissionais de saúde no momento da tomada de decisões acerca de circunstâncias clínicas específicas, privilegiando sempre o perfil de atendimento do hospital;

Exemplos: Protocolos multiprofissionais e interdisciplinares, baseados em evidências científicas, visando ao atendimento integral do paciente.

  • Analisar todos os motivos de glosas do SIHD2 para prevenir futuros erros no SISAIH01 (produção);
  • Definir plano de ação para eliminar as glosas;
  • Manter o cadastro do CNES atualizado;

Exemplos: 1) Procedimentos realizados na instituição de saúde, 2) Profissionais que atuam na instituição de saúde.

  • Promover o cadastramento e a configuração do sistema de gestão integrado e informatizado de acordo com as regras do SIGTAP, Manual de SIH e CNES;
  • Garantir a manutenção do cadastramento e configuração do sistema de gestão integrado e informatizado;

Exemplo: Versão SIGTAP, versão CNES, versão SISAIH01 (campos, caracteres).

  • Capacitar a equipe envolvida na atividade;

Exemplos:

  • Capacitar em fundamentos da saúde;
  • Capacitar em regras de negócio;
  • Capacitar em processos;
  • Capacitar em sistemas.
  • Monitorar o resultado após realizadas as capacitações.

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